Treinamento Online para Novos Colaboradores.

As ferramentas digitais de comunicação têm transformado a forma como nos comunicamos, como consumimos conteúdo e como trabalhamos. Também está mudando a forma com que aprendemos. A tecnologia permite que o aprendizado seja cada vez mais autodirigido, colaborativo e contínuo ao longo da vida. E isto traz enormes possibilidades para expandir o conhecimento e as capacidades dos colaboradores na empresa, bem como no treinamento de novos integrantes da equipe – o onboarding.

Empresas têm recorrido a recursos de treinamento online graças a um grande número de vantagens:

  • Relação custo-benefício. O uso de uma plataforma online para treinamento torna o onboarding mais fácil e de maior qualidade. E também o deixa mais barato, ao dispensar um espaço físico, material impresso, presença de instrutor, deslocamento, estadia e alimentação.
  • Flexibilidade de horário, duração e local. O colaborador pode acessar o material na hora que lhe convier e dá seu próprio ritmo ao treinamento. O aprendizado pode ser feito por meia hora ou duas horas, às 6 da tarde ou 6 da manhã, em São Paulo ou em Pequim.
  • Melhoria do aprendizado. Ajustando o conteúdo às necessidades específicas da rotina do colaborador, o conteúdo recebe maior atenção.
  • Maior produtividade. Com melhor treinamento, o colaborador está apto a realizar suas atividades da melhor forma e no menor tempo possível.
  • Aumento da motivação e da confiança. Com melhor preparo e maior segurança sobre o que se sabe, trabalha-se melhor.
  • Retenção do conhecimento. O material referente ao treinamento garante que aquele saber permaneça na empresa mesmo quando pessoas saem do time. Especialmente se é atualizado e complementado pelos próprios colaboradores.

Quem ganha com isso?

Com boas ferramentas, o treinamento online é benéfico para todos. A empresa ganha com custos reduzidos e menos tempo para preparar os novos colegas, contando com colaboradores mais produtivos.

Da mesma forma, o gestor ganha com medição eficiente do uso do material, controle sobre o desempenho do treinamento, avaliação da satisfação dos colaboradores e com informações padronizadas, permitindo qualidade elevada e contínua.

O colaborador tem acesso facilitado a todo o conteúdo que precisa, podendo tirar dúvidas com facilidade. Ele pode opinar e colaborar com o próprio treinamento, exercita os conhecimentos, relaciona-os à prática e obtém maior preparo e motivação.

 

Boas Práticas para o Treinamento Online em Onboarding

Vale ressaltar que a ferramenta por si só não resolve tudo. É preciso que a empresa abrace o uso de boas práticas em relação ao treinamento de colaboradores online.

Desenvolver conteúdo rápido e objetivo, por exemplo, vai garantir maior engajamento e fixação do conhecimento. É algo que merece especial atenção, já que um conteúdo longo e/ou maçante pode prejudicar muito os resultados.

Também é importante dar espaço ao feedback sincero dos usuários. Como em muitas outras áreas de atividade de uma empresa, quem está aberto a críticas está em vantagem. Este retorno dos colaboradores garante o controle da qualidade e a constante melhoria do onboarding.

Além de saber o que fazer, é preciso saber como fazer. Para isso, deve-se escolher uma ferramenta que melhor se adeque às necessidades da empresa, seus objetivos e da equipe.

Saiba mais sobre o Lector Live, uma plataforma colaborativa com os recursos que a sua empresa precisa para atingir estes objetivos, aumentando a produtividade e estimulando inovação.

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